Julgamento de bovinos e ovinos encerra com sucesso na Expolages 2023

Julgamentos

Na tarde desta sexta-feira foram realizados os últimos julgamentos dos bovinos e ovinos da Expolages 2023.

A Exposição Sul Brasileira de Ovinos premiou os melhores exemplares da raça entre os três estados do sul. No início da tarde aconteceu a avaliação das ovelhas da raça Corriedale naturalmente colorido e os grandes campeões na categoria fêmea e macho foram os exemplares da Fazenda São Paulino de Vacaria-RS.

Na avaliação da raça “Ile de France”naturalmente colorido a grande campeã entre as fêmeas foi a ovelha da Cabanha São Galvão de Bom Retiro-SC.

Já na raça Texel a grande campeã fêmea PO é da Fazenda Texel Gran Reserva de Maringá-PR. Na categoria Texel RGB, NCO e PA as fêmeas grandes campeãs são da Cabanha Marca W de Porto União-SC. Entre as fêmeas NCC a grande campeã é da Cabanha Velho Oeste de Vargeão-SC.

O grande campeão dos machos na categoria PO é da Cabanha Dom Amado de Hulha Negra-RS. Na categoria NCO o macho grande campeão é da Cabanha Sangue Catarinense de Monte Castelo -SC. Já na categoria machos NCC o grande campeão é da Cabanha Velho Oeste de Vargeão-SC.

Durante a tarde também foram realizados os últimos julgamentos dos bovinos das raças Simental, Angus e Brangus. Os grandes campeões da raça Simental fêmea e touro são da Fazenda Sonho e Realidade da cidade de Água Doce-SC.

Já na raça Brangus a grande campeã foi a fêmea da Fazenda Mãe Rainha de Lages. Entre os Angus o grande campeão é o touro da Cabanha Bortolozzo de Bom Jesus-RS. O exemplar dos criadores Vinicius Bortolozzo e Moacir Rovaris é o atual grande campeão da Expointer de Esteio-RS. 

Texto: Schaina Marcon 
Fotos: Fom Conradi