Vendas de máquinas agrícolas recuam quase 40% em Julho

Durante o mês de julho apenas 4 mil unidades de máquinas agrícolas foram vendidas no mercado interno.

Durante o mês de julho apenas 4 mil unidades de máquinas agrícolas foram vendidas no mercado interno.  Número 37,5% menor se comparado ao mesmo período do ano passado, que chegou a 6,4 mil unidades. Já no acumulado do ano as vendas caíram 27,2%, fechando em 28,7 mil máquinas.

Refletindo a situação econômica do país, a produção de máquinas também recuou. Só em julho, a queda foi de 41,6%, fechando o com 5,1 mil  unidades produzidas contra 8,8 mil no mesmo período de 2014.  No acumulado do ano, a queda da produção ficou 27,7% abaixo do mesmo período de 2014, com apenas 35,6 mil unidades.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as exportações durante o mês de julho também foram menores. As vendas em julho para o mercado externo foram de 843 unidades, contra com 1,3 mil no mesmo período de 2014 e 23,4% inferior se comparado ao mês anterior,  1,1 mil unidades comercializadas.

Para o presidente da Anfavea, Luiz Moan Yabiku Junior,  o cenário conjuntural continua complexo principalmente em razão do abalo da confiança dos consumidores e dos investidores. "Enquanto os ajustes fiscais não forem concluídos, o panorama para o setor permanecerá  desafiador", conclui Moan.

 

Fonte: Universo agro