Criadores da Serra se unem para aumentar produção de ovelhas de corte
Expolages 2024
Lages – Embora com número menor de animais do que anos anteriores, os criadores de ovinos marcaram forte presença na Expolages 2024. Conforme a criadora e responsável pelo pavilhão, Caroline Ribeiro, estão expostos 25 animais tatuados das raças Hampshire Down, Ile de France e Texel. Conta ainda com 25 trios de borregos rústicos, no total de 75 animais, das raças Corriedale Naturalmente Colorido, Texel, Ile de France e Hampshire Down.
A presença da ovinocultura serrana, segundo Caroline, torna-se muito importante. Tanto, que este ano, foi trazida uma palestra técnica direcionada aos produtores comerciais de cordeiros, proferida por representantes da Cooperativa dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Meio Oeste de Santa Catarina (COOVICAP), de Iomerê, do Meio Oeste. A proposta da palestra foi chamar atenção dos produtores da região, de que o mercado está aberto e com déficit enorme de cordeiros em Santa Catarina, carecendo de importar animais para abate, de outros estados.
A partir da informação, os produtores de ovinos comerciais da Serra Catarinense, que será preciso se organizarem e se unirem. Uma das soluções, será a criação imediata de um grupo denominado Núcleo Serrano de Criadores de Ovinos, reunindo todas as associações, em torno de um objetivo único, para poder viabilizar a entrega de cargas de cordeiros para abate, entre 200 a 250 por vez.
Caroline Ribeiro avalia que todos os produtores presentes na Expolages, são os legítimos representantes do agronegócio da região. Nesta edição estão presentes expositores de todo o Estado e dos vizinhos Rio Grande do Sul e Paraná, e se tornam fortes atrativos. “Daí a importância do público em geral, nos enxergarem como pessoas que produzem alimentos para sustentar o país”, completou.
Foto: Fom Conrad
Texto: Paulo Chagas
Assessoria de Imprensa