Mesmo com chuva a Expolages encerra com balanço positivo
Encerramento da Expolages 2023
A chuva fez com que diminuísse um pouco a circulação de pessoas no parque, porém, os negócios fluíram bem
Foram quatro dias de portões abertos para a visitação da Expolages 2023, no Parque Conta Dinheiro. O evento tem como característica principal a realização de negócios, e, por esta razão, a avaliação dos organizadores foi positiva, mesmo com a insistente chuva do final de semana, principal período de visitação do público. O volume de negócios, embora ainda não contabilizados no todo, gera uma grande expectativa. Porém, deve superar a marca dos R$ 50 milhões. Por enquanto, somente nos leilões de animais a perspectiva supera a margem dos R$ 5 milhões.
Neste ano a estrutura ganhou atenção especial e os expositores puderam se organizar de forma antecipada, e sem atropelos. Exemplo disso, foi a grande cobertura para a realização dos julgamentos de animais, montada pela primeira vez na exposição. Na quinta-feira (5), dia oficial da abertura, tudo estava pronto e em pleno funcionamento, em todos os mais de 100 estandes dentro e fora dos pavilhões. As opções de negócios se deram nos mais variados setores, desde consórcios, educação, serviços, máquinas e equipamentos, construção civil, automóveis, animais, entre outros.
Avaliação e projeção para 2024
Na avaliação do presidente da Associação e Sindicato Rural de Lages, Márcio Pamplona, o evento alcançou todos os objetivos, uma vez que se caracteriza pela realização de negócios. Tudo foi feito para as pessoas que trouxeram para o parque máquinas, equipamentos, indústria, o comércio e animais, criassem condições de relacionamento para comércio no evento, e negócios futuros. E, isso foi concretizado, a partir das devolutivas de vários expositores. Márcio citou o exemplo de uma empresa de tratores, que apesar da chuva, teve um resultado muito melhor do que no ano passado.
No tocante à comercialização de animais, ainda de acordo com Pamplona, grandes leilões movimentaram o agronegócio, Destaque para o leilão nacional da raça charolesa que alcançou números recordes de venda. Os leilões de cavalos também aglutinaram valores expressivos. Valorizar a liquidez, com praticamente a totalidade dos animais comercializada. A chuva afastou um pouco os visitantes. No entanto, muitos permaneceram nos espaços cobertos, e isso mostra que o trabalho feito na organização chamou atenção do público e o interesse da comunidade. “A partir de agora já estamos pensando no próximo e pretendemos realizar um evento ainda mais fortalecido”, concluiu.
Já o presidente da Associação Empresarial (ACIL), Carlos Eduardo de Liz, disse que a Expolages vem de um processo evolutivo em relação ao surpreendente número de negócios realizados durante a Feira, bem como, o grande número de expositores. Os espaços já estavam praticamente comercializados três meses antes do evento. Destaque também para o sucesso das palestras silenciosas que tiveram o apoio de entidades e instituições. “Para 2024, vamos procurar achar um modelo de ampliação dos pavilhões para fins de exposição de todos os negócios, que se mostraram pujantes durante a realização desta Expolages” evidenciou o dirigente da ACIL.
Fotos: Paulo Chagas e Fom Conradi / Por Assessoria de Imprensa