Sindicato Rural de Lages propicia Curso de Nível Médio em Florestas

Curso de Nível Médio em Florestas

Os cursos são ministrados em salas montadas na parte superior da sede do Sindicato Rural de Lages  / Crédito: Paulo Chagas

Agora já são três os cursos técnicos propiciados pela entidade rural de Lages. Todos com diploma com a marca Senar, homologados pelo Ministério da Educação

Lages - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), através de processo seletivo da Rede e-Tec Brasil, em parceria com o Sindicato Rural de Lages, irá propiciar nas suas instalações Curso Técnico de Nível Médio em Florestas, inclusive, oferecido em vários estados. O edital Nº 001/2023 está em aberto para conferência. No entanto, as inscrições já encerraram. Em todo o Brasil serão preenchidas, a partir de seleção, 330 vagas. Dessas, 40 são para Lages e região. Na inscrição, bastava que o produtor rural, seu familiar ou seu colaborador tivesse pelo menos concluído o ensino médio. As matrículas devem ser feitas presencialmente junto ao SIndicato, entre o dia 1 e 8 de março. O Curso inicia também em março com data ainda indefinida, e terá a duração de dois anos, e carga horária de 1,2 mil horas.

O Curso é totalmente gratuito, na modalidade a distância e semipresencial: 70% da carga horária acontece a distância e 30% no polo de ensino, com atividades avaliativas e práticas. Duas certificações intermediárias ao longo do curso. Diploma com a marca Senar, homologado pelo Ministério da Educação. Ideal para jovens e adultos com Ensino Médio completo, que vivem e trabalham no campo e desejam participar do planejamento, além de executar e controlar os processos de produção florestal.

Com a abertura deste novo Curso de Florestas, o Sindicato Rural passa a contar com três cursos técnicos: um em agronegócio, cuja turma está para se formar, e outro em andamento, de Zootecnia. Além desses, também acontecem cursos de Formação Profissional Rural (FPR), ligados, por exemplo, à operação de tratores, de motosserras ou de inseminação, e cursos de promoção social, dirigidos especialmente às mulheres nos campos da culinária, confecção de bolachas, artesanato, entre outras categorias de formação profissional.

O presidente do Sindicato Rural ressalta que o braço de ensino da entidade é também bastante forte. Segundo informa, é preciso dar atenção ao meio rural, no tocante à qualificação de mão de obra. No que diz respeito ao novo curso, ligado às florestas, somente para Lages o número de inscrições foi bastante significativo. "É importante ressaltar que já estamos quase formando a nossa segunda turma de técnicos em Agronegócio. Portanto, nessa parte de qualificação, a nossa entidade está trabalhando muito forte”, complementa Márcio.

Assessoria de Imprensa

Imprensalages@gmail.com

49 99148 4045