Produção de leite e morango gera renda no campo

Produtor de Lages inova e gera lucro

6.400 pés de morango, suspensos e cultivados em semi-hidroponia. 16 animais em lactação ocupando um pasto repleto de nutrientes. Foi isso que a família Straubel precisou para fixar-se no campo, conseguir qualidade de vida e garantir o sustento da propriedade, localizada em Lages. Neste exemplo, a Epagri atuou na gestão rural priorizando duas culturas principais, o morango e o leite.

A fruticultura é tocada pelos filhos do casal, enquanto a pecuária leiteira é responsabilidade do S. Antonio e da D. Vera. E foi na pastagem que aconteceu a grande mudança e que resultou em mais lucro para família. “Nós indicamos pastagens perenes de inverno e também pastagens de verão, que mesmo não sendo um pasto tradicional, sabemos que têm um ótimo potencial produtivo”, explica Galeno Rogerio Ramos Vieira, extensionista rural da Epagri.

“A gente tem sentido uma mudança muito grande. Nossas vacas estavam produzindo de 8 a 9 litros de leite por dia, agora passam a produzir de 15 a 16 litros por animal. Estamos renovando as pastagens e para nós está sendo muito gratificante”, comemora o produtor Antonio Padilha Straubel.

Em 2016, a Jéssica, filha do casal, participou do curso da Epagri voltado à juventude rural. Lá desenvolveu o projeto de ampliação da área de cultivo de morango. Com a aprovação, ela recebeu um subsídio de R$ 20 mil do Programa SC Rural, valor investido no abrigo protegido, na compra de mudas, embalagens e no preparo dos perfis. Em pouco mais de um ano, eles já colheram 7 mil quilos de morango. “Antes tínhamos 2 mil pés e hoje passamos de 6 mil plantas. É muito bom ver o resultado do trabalho tão rápido. Pretendemos aumentar ainda mais o cultivo”, diz Jéssica.

 

Fonte: Epagri, Disponível em: <http://www.epagri.sc.gov.br/?p=24469>, Acesso em: Dezembro de 2017