Puxada pelo agronegócio, Santa Catarina deve crescer 2% em 2017

A economia de Santa Catarina terá um crescimento acima da média nacional em 2017

Enquanto o país deve terminar o ciclo recessivo com uma alta anual do Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 0,5%, no Estado o valor chegará à casa dos 2%. A previsão consta no estudo "Mapa da Recuperação Econômica", realizado pelo banco Santander e divulgado nesta segunda-feira. Embora não chegue a animar, a estimativa para Santa Catarina é quinta maior entre os Estados brasileiros. 

E o que deve puxar esse crescimento é o agronegócio. Segundo os responsáveis pelo estudo, o setor será o grande responsável pelos avanços no país. A lógica é a seguinte: quanto mais intimamente ligado ao campo, maior deve ser alta do PIB estadual. 

"O impacto do campo deverá se materializar tanto diretamente, via PIB agropecuário (caso do Mato Grosso, Maranhão e Piauí), como indiretamente, via agroindústria ou dinamização do mercado de trabalho local, como parece ter ocorrido em estados do Centro-Sul. Unidades da federação onde o peso do agronegócio é menor tendem a exibir os piores resultados, como é o caso de Pernambuco e Rio de Janeiro, tendo o último uma situação agravada em decorrência da aguda crise fiscal", diz o estudo.  

Para 2017, o Santander prevê grandes diferenças entre os entes federativos. Ao todo, 20 estados deverão ter PIB positivo, enquanto outros seis, além do Distrito Federal, tendem a registrar retração. A maior alta deve ocorrer no Mato Grosso, com 5,1%, enquanto o maior tombo ocorrerá no Rio de Janeiro: - 1,4%.

No caso de Santa Catarina, a previsão indica uma alta de 9,5% na agropecuária, 2,2% na indústria e 1,3% nos serviços. 

 

Fonte: NSC Diário Catarinense, Disponível em: <http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2017/09/puxada-pelo-agronegocio-santa-catarina-deve-crescer-2-em-2017-9894244.html>. Acesso em: Novembro de 2017.