O pinhão na culinária: livro de receitas ganha nova impressão

Saiba mais sobre esse lançamento

“Um compêndio com 100 receitas de pinhão, doces e salgadas, testadas e avaliadas quanto ao seu valor calórico e aceitabilidade”. Eis um bom resumo do conteúdo do livro O pinhão na culinária, publicação da Embrapa que acaba de ganhar sua terceira impressão. Lançada originalmente em 2013, a obra foi uma das finalistas do Gourmand World Cookbook Awards 2015, considerado o Oscar da literatura gastronômica mundial. A nova impressão foi feita para atender à demanda pela publicação. 

Editado pela Embrapa Florestas (PR), e publicado pela Embrapa Informação Tecnológica, o livro é o resultado de um trabalho que envolveu ciência e prática culinária, incluindo a preparação e o teste de cada uma das receitas. A publicação tem como autoras as pesquisadoras da Embrapa Rossana Catiê Bueno de Godoy e Cristiane Helm, as nutricionistas Maria de Fátima de Oliveira Negre e Geisa Liandra de Andrade de Siqueira, da Escola Estadual Júlia Wanderley, de Curitiba (PR), e a técnica em nutrição e dietética Lídia Maria Mendes, da mesma instituição de ensino. A diagramação da obra contou com a parceria do Centro Universitário UniBrasil.

Iguaria tipicamente brasileira, o pinhão é a semente da pinha, ou seja, o fruto da araucária (Auracaria angustifólia), espécie arbórea conhecida entre outros nomes, como pinheiro-do-paraná, pinha, pinheiro-brasileiro ou ainda por suas denominações indígenas curil, curi ou curiúva. Essa espécie vegetal é encontrada na América do Sul, com ocorrência na Argentina, Paraguai e no Brasil a partir da região Sudeste onde é encontrado entre os meses de março a agosto.

Além de dicas culinárias, o livro traz informações sobre o valor nutricional do pinhão. As 100 receitas, separadas entre doces e salgadas, são apresentadas com fotos dos pratos finalizados, a indicação dos ingredientes, modo e tempo de preparo, rendimento e calorias por porção. 

 

Fonte: Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/25140008/o-pinhao-na-culinaria-livro-de-receitas-ganha-nova-impressao> Acessado em Julho de 2017.