Feiras do Terneiro e da Terneira movimentam o agronegócio serrano

Feira do Terneiro e da Terneira

 

      Está aberta a temporada das grandes feiras de animais jovens na Serra Catarinense. Somente neste final de semana, em meio ao feriadão de Tiradentes são três eventos: na sexta-feira (21), em São Joaquim; no sábado (22), em Campo Belo do Sul, e no domingo (23), em Capão Alto. Nestes dias, somando os três leilões, estarão disponíveis para a comercialização, mais de 2,3 mil animais. Por outro lado, nos dias 6 e 13 de maio, será a vez de Lages. Nos dois finais semana, o Parque Conta Dinheiro deverá receber perto de 2,5 mil terneiros (as). Trata-se de uma das maiores feiras de gado de Santa Catarina.

Ao avaliar a nova temporada de negócios, o presidente da Associação Rural de Lages, Márcio Pamplona, acredita que as feiras deverão realizar excelentes vendas. Ele ressaltou o fato de que, neste ano, os insumos como o milho e a soja estão em decréscimo, e com o menor custo na alimentação animal, os leilões se tornam bastantes atrativos, especialmente aos confinadores. “No ano passado, com os altos custos dos produtos da cadeia alimentar, era praticamente inviável confinar animais; fator que interferiu negativamente nos negócios”, salientou Márcio.

Sobre os eventos que ocorrem neste final de semana, o dirigente rural deduz que servirão de referência para as grandes feiras de terneiro (as) de Lages, previstas para os dias 6 e 13 de maio, no Conta Dinheiro. Pois, estarão disponíveis perto de 2,4 mil animais, sendo que, 2 mil já estão inscritos, somente de produtores associados, restando poucas vagas para os não sócios, pois, as inscrições estão quase no limite máximo. “Nestes dias estarão na região, compradores de todo o Estado”, reforça. Por outro lado, há expectativa dos valores dos arremates. Segundo ainda Pamplona, os preços médios praticados em 2016 deverão ser mantidos, sem muita margem de oscilação, o que já é bom para o mercado bovino.

 

Mais informações: (49) 3225 3802

 

Assessoria de Imprensa